- Área: 288 m²
- Ano: 2010
-
Fotografias:Koichi Torimura
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno está localizado no meio do bairro residencial de um subúrbio, um passeio de uma hora com o trem do centro de Tóquio. O projeto é uma instalação que oferece suporte a reabilitação de uma pessoa mentalmente perturbada.
Duas abordagens de projeto poderiam ser consideradas para a instalação de suporte à deficiência; uma fornecendo proteção para o que o usuário não está apto, e a outra é estimular e incentivar a utilizar as partes deficientes mais do que o habitual. As discussões com o cliente são as responsáveis pela futura abordagem do projeto, de ter um espaço aberto e incentivar os usuários a ficar fisicamente e visualmente conectado com outras pessoas.
O edifício é composto por seis volumes que alternam sua posição de uma por outra. As aberturas possuem direção para a rua e estão posicionadas em locais onde os vizinhos não possuem aberturas. Isto permite que as atividades dentro do edifício tenham um diálogo com a rua, ao mesmo tempo que também possui certa privacidade. Os tetos no segundo andar também são deslocados verticalmente para que a luz natural entre através da janela alta do lado de fenda.
Cada volume tem seu espaço aberto e núcleo fechado que, assim, apoiam a atividade realizada em áreas abertas. Estes núcleos são alternados, de modo que o espaço não é apenas transparente, mas também uma área visualmente bloqueada que o usuário pode controlar a conectividade ao mover o seu corpo no interior do espaço.
O programa com caráter público, tais como café, refeitório, escritório ou sala de formação para o trabalho está localizado próximo à rua e gradualmente se torna mais privado até o final do edifício.
A estrutura é feita de concreto armado aparente. Utilizou-se o contraplacado normal, em vez de um revestimento para a cofragem de modo que o granulado é transferido e permanece como a textura de concreto. O piso no primeiro pavimento é de azulejo e no segundo é de madeira. A instalação estará cheia de objetos e materiais que suportam a atividade, e a arquitetura, através de um desenho o mais simples possível, se torna o fundo / tela de várias atividades "coloridas".